O mercado de implementos rodoviários recebeu até novembro 147,7 mil unidades, volume 35,7% maior em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, quando as vendas somaram 108,8 produtos.

De acordo com balanço da Anfir apresentado na terça-feira, 7, com o desempenho registrado nos 11 meses do ano, a projeção de vendas de 156 mil produtos em 2021 ficou mais perro de se consolidar.

“Mesmo com menos dias úteis para se trabalhar a indústria deverá atingir a previsão por conta da espiral positiva de negócios em que nos encontramos”, acredita José Carlos Spricigo, presidente da Anfir. “A expectativa é apresentarmos crescimento em torno de 30%.”

Conforme relatório da associação, embora atenda todas as atividades da economia, o agronegócio e a construção civil foram os setores que mais demandaram produtos. Tanto é assim que a categoria de pesados, de reboques e semirreboques, respondeu por 55,6% das vendas totais de implementos.

No caso foram licenciadas perto de 82,2 mil unidades, resultado que representou alta de 36,8% em relação há um ano, quando somou pouco mais de 60 mil emplacamentos.

No mix de negócios de reboques e semirreboques, se destacaram as vendas de produtos para o transporte de toras, com crescimento de 130%, para 2,1 mil unidades, as entregas de baú carga geral, que aumentaram 60,2%, com 9,6 mil produtos vendidos e os licenciamentos de basculantes, cuja vendas registraram expansão de 48%, para 22,5 mil unidades.

Já as vendas de carrocerias sobre chassi anotaram alta de 34,2% até novembro, com 65,5 mil entregas ante 48,8 mil registradas há um ano. As betoneiras foram as que contabilizaram o maior crescimento, de 90,2% com 6,7 mil equipamentos.

LEIA MAIS

→Mercado de implementos rodoviários cresce 42% no ano


Foto: Scania/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!