Categorias: Indústria

Sindipeças divulga ações de incentivo às exportações

Além de missões comerciais no Peru, Colômbia e México, tem participação em feira no Panamá

Com importações de autopeças crescendo em índice bem superior ao das exportações –109% e 21,2%, respectivamente, em 2021 sobre 2020 -, o Sindipeças mantém estratégia de incrementar ações que intensifiquem os negócios da indústria brasileira no exterior.

A entidade divulgou esta semana o calendário do projeto Brasil Auto Parts para o primeiro semestre de 2022, que visa estimular a internacionalização do setor. O primeiro evento acontece em 8 de março, com uma Webinar sobre a indústria automotiva da Espanha e lançamento de detalhado estudo de mercado, mostrando potenciais negócios naquele país.

No mês seguinte, de 25 a 29, haverá uma missão comercial para Peru e Equador e em maio, de 23 a 27, uma outra para o México. Está programada para a virada do semestre, de 20 de junho a 1º de julho, a participação de empresas brasileira na Feira Latin Auto Parts Expo, no Panamá.

LEIA MAIS

Autopeças fecham 2021 com déficit comercial de US$ 10,5 bilhões

O principal parceiro comercial da indústria brasileira de autopeças atualmente é a Argentina, que no ano passado comprou total de US$ 1,95 bilhão, valor 65,7% superior ao registrado em 2020, quando o setor automotivo, mundialmente, foi fortemente afetado pela pandemia da Covid-19.

Na sequência vêm os Estados Unidos, com US$ 1,19 bilhão e crescimento de 18,3%, e o México, com US$ 705,5 milhões, valor similar ao do ano anterior. No que tange às importações, a China lidera com US$ 2,74 bilhões em autopeças vendidas para o Brasil, expansão de 85,3% no mesmo comparativo.

Além das ações para incrementar as vendas externas de autopeças, o Sindipeças programa para o dia 20 de junho o 3º Encontro da Indústria de Autopeças, que terá a participação de executivos estrangeiros e brasileiros de grandes empresas, que vão dizer o que pensam e o que já estão fazendo sobre transformação digital, descarbonização e rupturas no pós-vendas.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Perda da produção da Renault é estimada em 4 mil veículos

Greve completou cinco dias úteis e só na quinta-feira haverá nova assembleia para definir rumo…

% dias atrás

Na Adient, de bancos automotivos, PLR é de R$ 14,1 mil

Acordo fechado com Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba também prevê abono de R$ 5…

% dias atrás

Caoa Chery triplica vendas e inverte cenário de dificuldades

Marca caminha para seu melhor ano no Brasil

% dias atrás

Unidas apura crescimento perto de 30% na receita do primeiro trimestre

Ao fim do período a empresa contabilizou 116 mil ativos, dentre veículos leves e pesados

% dias atrás

Kinsol investe R$ 150 milhões em 1 mil eletropostos

Todos eles serão instalados na Grande São Paulo até o final de 2025

% dias atrás

Produção de motocicletas tem alta de 17% no primeiro quadrimestre

Resultado foi o melhor para o período dos últimos 12 anos

% dias atrás