Com importações de autopeças crescendo em índice bem superior ao das exportações –109% e 21,2%, respectivamente, em 2021 sobre 2020 -, o Sindipeças mantém estratégia de incrementar ações que intensifiquem os negócios da indústria brasileira no exterior.

A entidade divulgou esta semana o calendário do projeto Brasil Auto Parts para o primeiro semestre de 2022, que visa estimular a internacionalização do setor. O primeiro evento acontece em 8 de março, com uma Webinar sobre a indústria automotiva da Espanha e lançamento de detalhado estudo de mercado, mostrando potenciais negócios naquele país.

No mês seguinte, de 25 a 29, haverá uma missão comercial para Peru e Equador e em maio, de 23 a 27, uma outra para o México. Está programada para a virada do semestre, de 20 de junho a 1º de julho, a participação de empresas brasileira na Feira Latin Auto Parts Expo, no Panamá.

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O principal parceiro comercial da indústria brasileira de autopeças atualmente é a Argentina, que no ano passado comprou total de US$ 1,95 bilhão, valor 65,7% superior ao registrado em 2020, quando o setor automotivo, mundialmente, foi fortemente afetado pela pandemia da Covid-19.

Na sequência vêm os Estados Unidos, com US$ 1,19 bilhão e crescimento de 18,3%, e o México, com US$ 705,5 milhões, valor similar ao do ano anterior. No que tange às importações, a China lidera com US$ 2,74 bilhões em autopeças vendidas para o Brasil, expansão de 85,3% no mesmo comparativo.

Além das ações para incrementar as vendas externas de autopeças, o Sindipeças programa para o dia 20 de junho o 3º Encontro da Indústria de Autopeças, que terá a participação de executivos estrangeiros e brasileiros de grandes empresas, que vão dizer o que pensam e o que já estão fazendo sobre transformação digital, descarbonização e rupturas no pós-vendas.


Foto: Pixabay

Alzira Rodrigues
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