A ZF fechou as contas do ano passado com resultados alinhados com as metas que estabeleceu, ainda que diante de quadro global desafiador para da empresa geraram receita de € 38,3 bilhões, valor 17,5% superior ao anotado em 2020, de € 32,6 bilhões, bem como 4,5% acima da receita de 2019, os negócios. As vendas ano anterior à pandemia, quando registrou € 36,5 bilhões.

Com o desempenho, a empresa apurou Ebit, lucro operacional antes juros e impostos, de € 1,9 bilhão com margem de 5%, ante € 1 bilhão e margem de 3,2% anotados no ano anterior. Como resultado financeiro final, a ZF obteve lucro líquido de € 783 milhões, revertendo prejuízo de € 741 milhões em 2020.

“Apesar da chegada de fortes ventos contrários ao longo do ano, continuamos firmes no curso e atingimos as metas que estabelecemos no início do ano”, resumiu Wolf-Henning Schieder, CEO da ZF, durante apresentação de balanço financeiro da companhia. O executivo destacou o comprometimento das equipes como fator determinante no enfrentamento da crise, que resultou em operações “mais ágeis, flexíveis e digitais”.

O executivo lembra do segundo semestre de 2021, em particular, período que exigiu alta flexibilidade na produção e na gestão de materiais em virtude de interrupções na cadeia de fornecimento global e alterações inesperadas nos pedidos dos clientes.

Mas também destacou ações estratégicas bem-sucedidas ao longo do ano passado, como a criação da divisão de Acionamentos para Veículos Elétricos, a integração da Wabco na unidade de Soluções para Veículos Comerciais e a parceria com a Microsoft para o desenvolvimento da ZF Cloud que digitalizará, conectará em rede e fornecerá acesso a todos os dados e processos da empresa em todo o mundo.

Para 2022, a empresa enxerga a continuidade de um período desafiador e volátil. Embora acredite que a escassez de semicondutores deva melhorar no segundo semestre, a pandemia, a inflação crescente e a guerra na Ucrânia são motivos de muitas preocupações e perspectivas desfavoráveis.

Ainda assim, apesar das ressalvas, a ZF projeta um crescimento moderado para vendas acima de € 40 bilhões que resultará em Ebit de entre 4,5% e 5,5%.

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Foto: ZF/Divulgação

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