Com foco em projetos a serem desenvolvidos nas áreas de semicondutores, software e motores flex, a Volkswagen do Brasil e o InovaUSP, Centro de Inovação da Universidade de São Paulo, assinaram um memorando de entendimento na terça-feira, 22.

O evento que selou a parceria entre as partes teve a participação de Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina, Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da USP, e Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP. Apesar de abranger a busca de inovação em três segmentos, os semicondutores ganham relevância no momento devido à escassez mundial do componente, que tem sua produção centralizada em países asiáticos.

No caso dos semicondutores, a troca de conhecimentos visa à fabricação local do componente, assim como a cadeia de produção e também detalhes técnicos que envolvem sua composição.

“Desta forma, a equipe da Volkswagen consegue se aprofundar e adquirir amplo conhecimento nesse tipo de componente, em um momento no qual o setor enfrenta escassez do mesmo”, destaca comunicado da montadora divulgado nesta quarta-feira, 23.

Com a parceria, será possível uma maior aproximação da indústria com a academia, garantindo não só a preparação de profissionais para atuar na área, como também fomentar a pesquisa para que o Brasil, no futuro, consiga ter know how para suportar uma produção local e, com isso, ser menos dependente da importação.

LEIA MAIS

Volkswagen retoma segundo turno na Anchieta em março

Di Si, sobre etanol: “Jaboticaba for export”.

De acordo com a Volkswagen, o memorando também contempla o aprofundamento do conhecimento de hardware e software para aplicações automotivas diversas  e o desenvolvimento de soluções envolvendo motores de injeção direta, “com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2 via combustão orientada para as características do etanol”.


Foto: Divulgação/VW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!