Os emplacamentos de caminhões registraram queda de 7,5% no mês passado com 9,3 mil unidades ante 10,1 mil de março. De acordo com o balanço da Renavam apresentado na terça-feira, 3, o resultado negativo se deve principalmente ao menor número de dias de trabalho dos Detrans.

“A demanda por caminhões continua. Tanto é assim que, se analisarmos pelas vendas diárias, o segmento teve alta de 7,7% em abril”, pondera José Maurício Andreta Jr., presidente da federação que representa a distribuição de veículos no País, lembrando que também persiste a escassez de componentes nas linhas de produção, o que reduz a oferta na ponta.

Mas apesar da alta diária apontada pelo dirigente, no confronto com abril do ano passado, quando o mercado transportador absorveu 9,8 mil caminhões, as vendas também se mostraram menores, em 4,4%.

Com o desempenho parcial de abril, o encerramento do primeiro quadrimestre se manteve em terreno positivo de 1,6%, com o acumulado de 36,1 mil unidades entregues ante 35,5 mil licenciadas no mesmo período do ano passado.

Ao fim dos primeiros quatro meses, de acordo com os dados emplacamentos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus segue na liderança do mercado com 29,9% das vendas totais de caminhões. O ranking segue com Mercedes-Benz (27,4%), Volvo (19,5%), Iveco (9,4%), Scania (7,3%) e DAF (5,3%).

LEIA MAIS

→Emplacamentos de caminhões crescem 25% em março


Foto: Scania/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!