No contexto dos segmentos representados pela Fenabrave, Federação Nacional dos Distribidores de Veículos Automotores, o de motos é o que apresenta melhor desempenho este ano. Enquanto as vendas de automóveis e comerciais leves caíram 23% no acumulado do primeiro quadrimetre, as dos veículos duas rodas tiveram alta de 27,4%, com total de 382,5 mil emplacamentos, ante os 300,2 mil do mesmo período de 2021.

As vendas em abril registraram pequena queda de 2,1% no comparativo mensal, com 107,7 mil licenciamentos em abril contra 110 mil em março. A Fenabrave ressalta, contudo, que o mês passado teve menos dias úteis do que o anterior. Tanto é que em relaçãpo a abril do ano passado (94,6 mil unidades), verifica-se crescimento de 13,8%.

LEIA MAIS

Produção de motos supera 327 mil unidades no trimestre

“Apesar do crédito mais restrito em 2022 – com aprovação média de 30% das propostas apresentadas -, o segmento tem registrado excelentes resultados”, admite o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior. ” Tanto que as vendas por dias úteis foram ainda melhores em abril do que em março”, complementa o empresário.

A pandemia da Covid-19 foi decisiva na reativação do segmento de motocicletas, em função, principalmente, da alta nos serviços de delivery e do e-commerce. “Mas também o aumento do preço dos combustíveis tem contribuído para a aceleração dos negócios no setor”, comenta o presidente da Fenabrave. “É um fator que tem atraído os consumidores para o segmento de duas rodas,cujo consumo é menor do que o dos automóveis”.


Foto: Divulgação/Honda

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!