Drive Pilot com certificação internacional estará disponivel na Alemanha para os modelos Classe S e EQS
A Mercedes-Benz sai na frente com a oferta do primeiro sistema de condução autônoma com certificação internacional SAE Nível 3. O Drive Pilot será comercializado a partir da próximo semana na Alemanha como opcional para os modelos Classe S e EQS.
“Com o lançamento do Drive Pilot (SAE Nivel 3), nos tornamos o primeiro fabricante de automóveis do mundo a oferecer tal sistema com uma certificação do gênero como uma opção de fábrica para veículos de produção em série”, informa comunicado da Mercedes-Benz divulgado nesta segunda-feia, 9.
O Drive Pilot é ideal para uso em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h. Após ativado, ele controla a velocidade e a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa, levando em conta o perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito.
Segundo a fabricante alemã, o seu sistema de condução autônoma baseia-se na tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais, como radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, além de sensores de ultrassom e umidade que fornecem dados valiosos.
LEIA MAIS
→Em prol do carro autônomo, Cruise e GM se unem à Microsoft
→SUV topo da Mercedes-Benz, elétrico EQS pode rodar até 660 km
A partir do seu uso na Alemanha, a empresa pretende obter a homologação para os estados norte-americanos da Califórnia e Nevada até o final deste ano, “desde que a situação legal permita a operação do sistema”. De acordo com SAE Nível 3, a operação em modo autônomo requer um projeto de sistema que deve permitir que qualquer eventual mau funcionamento seja gerenciado com segurança.
A Mercedes-Benz destaca, ainda, que um modelo equipado com Drive Pilot tem sua localiação determinada por um sistema de posicionamento de alta precisão que é muito mais poderoso que os sistemas GPS convencionais. Com a criação da Lei de Trânsito Rodoviário (StVG) para sistemas de nível 3 em 2017, a Alemanha foi o primeiro país a criar uma base legal para o uso desses equipamentos, que passou a ser permitido no início do ano passado.
Há vários anos a empresa já oferece sistemas avançados de assistência ao motorista (SAE Nível 2), que facilitam situações do dia a dia e auxiliam no controle de velocidade e distância, direção ou mudança de faixa, por exemplo.
Foto: Divulgação/Mercedes-Benz
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.