Mercado

Frota brasileira envelhece e idade média chega a 10 anos e 3 meses

No caso dos caminhões, são 11 anos e 11 meses. Frota total chega a 46,6 milhões de veículos.

Afrota brasileira prosseguiu em seu processo de envelhecimento. A idade média dos veículos leves e pesados em circulação no Brasil atingiu 10 anos e 3 meses em 2021, ante os 10 anos de 2020 e os 9 anos e 8 meses de 2019. Considerando os 8 anos e 5 meses de idade que mantinha em 2013, verifica-se que em quase uma década o envelhecimento elevou-se em 1 ano e 10 meses.

Os dados constam da edição 2022 do relatório da frota circulante que acaba de ser publicado no site do Sindipeças, que destaca os problemas que frustaram o potencial produtivo da indústria brasileira, como o descompasso logístico global e a falta de componentes, principalmnte semicondutores.

“Em meio aos problemas e desafios mencionados, a frota brasileira logrou singelo crescimento de 0,7% em 2021 em comparação ao ano anterior. Contabilizaram-se 46,6 milhões de unidades em circulação, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra 46,2 milhões em 2020”, informa o Sindipéças. A frota de motocicletas se manteve estável (-0,1%), com cerca de 12,8 milhões de unidades em vias públicas.

Governo institui programa de renovação de frota Renovar

As possibilidades de reversão desse fenômeno, na avaliação da entidade, “dependem do aumento da taxa de crescimento das vendas de veículos novos vis a vis a taxa de sucateamento da frota existente e/ou de políticas públicas que exijam a retirada de circulação das unidades mais antigos, ou seja, de um programa de renovação de frota”.

No caso dos caminhões, a idade média chegou a 11 anos e 11 meses e a dos ônibus elevou-se para 11 anos e 1 mês. Já a de automóveis encontra-se na faixa de 10 anos e 5 meses e a dos comerciais leves em 8 anos e 7 meses. A idade média da frota de motos, que não entra na média dos veículos de quatro rodas ou mais, cehgou a 8 anos e 5 meses.

Em seu relatório da frota circulante, o Sindipeças diz que as discussões feitas pelo governo federal, entidades setoriais e transportadores de carga para estruturar um programa de reciclagem veicular revela-se uma excelente iniciativa para avançar na modernização e redução da idade média dos veículos no País, mesmo que numa primeira fase abranja apenas caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

A entidade lembra que em resposta à crise econômica provocada pela pandemia, várias nações definiram programas de incentivo para a comercialização de veículos elétricos e híbridos e a exclusão daqueles movidos à gasolina e diesel, movimento que também contribui para o rejuvenescimento das frotas.


Foto: Pixabay

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Ao completar 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria

Breve relato dos movimentos da indústria automotiva desde 1999 faz recorte da evolução dos produtos…

% dias atrás

Ram amplia oferta da Rampage com a versão Laramie Night Edition

Novidade da marca na Agrishow 2024 parte de R$ 278 mil, mas durante a feira…

% dias atrás

Volvo e TMA juntas em novo projeto de caminhão autônomo

Modelo baseado no FMX, em exposição na Agrishow 2024, chega para atender nova medida de…

% dias atrás

Volvo introduz pacote de acabamento direcionado ao agro

Linha FH passa a oferecer versão Cross Country para atender operações mistas

% dias atrás

De olho no Salão de SP, dirigentes brasileiros visitam Salão de Pequim

A GWM, que terá fábrica no Brasil, reuniu em seu estande os presidentes da AEA,…

% dias atrás

Go Electric inaugura 2º eletroposto e quer chegar a 20 este ano

Unidade de Cajamar, na Rodovia Anhanguera, funcionará com oito estações de recarga

% dias atrás