AZF fechou acordo de fornecimento de longo prazo com a start-up suecacom objetivo de reduzir suas emissões de CO2 . De 2025 até 2032, a empresa escandinava aumentará sua produção para fornecer à ZF cerca 250 mil toneladas ao ano do chamado aço verde, 10% do que atualmente a ZF consome de aço em seus produtos.

A H2 Green Steel foi criada em 2021 para acelerar a descarbonização das indústrias pesadas com a adoção de novos processos e tecnologias. O aço que será consumido pela ZF — e que evitará que a empresa deixe de emitir 475 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera — é produzido por meio de processo totalmente integrado, com digitalização de ponta a ponta, eletricidade com fontes de energia renováveis e hidrogênio verde no lugar de carvão.

Na siderurgia tradicional, a redução do minério de ferro é feita aquecendo-o junto com o carvão, utilizando reação química que separa o oxigênio do ferro, o que resulta na formação e emissão de CO2. No processo adotado pela start-up, o hidrogênio verde reage com o minério de ferro de forma semelhante ao carbono, resultando na extração de oxigênio. No entanto, em vez de criar CO2, o principal subproduto é a água.

“Com a introdução de processos de produção com baixa emissão de CO2 e produtos sustentáveis, a indústria siderúrgica está passando por uma profunda transformação. Estamos apoiando essa transformação por meio de nosso relacionamento de fornecimento de longo prazo com a H2 Green Steel”, diz Daniele Pontarollo, Head de Gestão de Materiais do Grupo ZF, que seguirá em busca de mais fornecedores para aumentar a fatia do insumo verde.

LEIA MAIS

→ ZF adquire 6% de participação na StradVision

→ ZF anota crescimento de 17,5% nas vendas em 2021


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!