AStellantis e a Samsung anunciaram no final da tarde desta quarta-feira, 24, acordo definitivo para a construção de uma fábrica de baterias de veículos elétricos em Kokomo, Indiana, Estados Unidos.  A joint venture envolverá investimento inicial de US$ 2,5 bilhões, que gradualmente poderá chegar a US$ 3,1 bilhões. A meta é criar 1,4 mil novos empregos no município e região  a partir do início das operações da nova planta, programada para 2025.

Sua capacidade inicial de produção anual será de 23 gigawatts-hora (GWh), com possibilidade de expansão para 33 GWh nos anos seguintes para atender demanda crescente de veículos elétricos da Stellantis a serem produzidos nas fábricas norte-americanas do grupo. As atividades de construção da nova unidade industrial devem começar ainda este ano.

LEIA MAIS

Partner Rapid, o primeiro Peugeot pós-Stellantis

“Há pouco menos de um ano, nos comprometemos com uma estratégia agressiva de eletrificação ancorada por cinco gigafábricas situadas na Europa e a América do Norte”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “O anúncio de hoje solidifica ainda mais nossa base industrial global de produção de baterias e demonstra o impulso da Stellantis em direção a um futuro descarbonizado, delineado no plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030. Agradeço ao governador Holcomb e ao secretário Chambers, juntamente com o prefeito Moore, e suas equipes, bem como a todos os meus colegas, pelo apoio e dedicação para levar esta operação para Kokomo, uma cidade que detém uma rica e longa história com nossa empresa”.

Yoonho Choi, diretor executivo da Samsung SDI, também agradeceu as autoridades do Estado de Indiana e a Stellantis por apoiarem a seleção final do local da fábrica. “Conseguimos uma posição sólida no mercado norte-americano de veículos elétricos, que está em rápido crescimento, através da joint venture com a Stellantis. Faremos nossos melhores esforços para trazer satisfação ao mercado com produtos de alta qualidade, e contribuiremos para o cumprimento das metas associadas ao esforço relativo à mudança climática”.

e por mais de 85 anos”, disse Tyler Moore, prefeito de Kokomo. “Gostaríamos também de agradecer à Samsung SDI por sua confiança em nós e estamos ansiosos para trabalhar juntos pelas próximas décadas. Esse investimento multibilionário ajudará a solidificar Kokomo como líder global na produção automotiva”.

Na nova fábrica, a Samsung SDI aplicará sua tecnologia de ponta PRiMX para produzir células e módulos de bateria EV para o mercado norte-americano. A Samsung lançou sua marca de tecnologia de baterias premium PRiMX no ano passado e apresentou a marca em janeiro, na CES 2022. A conclusão da operação está sujeita a condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.


Foto: Divulgação/Stellantis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!