Ao mesmo tempo que encaminha o desenvolvimento de veículos elétricos para suas muitas marcas, a Stellantis trata de cuidar para reduzir o impacto ambiental seja dos processos produtivos ou das matérias primas utllizados nesses futuros produtos.

Nesta sexta-feira, 24, a quarta maior montadora mundial anunciou que participação na Vulcan Energy Resources para incrementar a produção de lítio de baixo carbono utilizado em modelos eletrificados.

Serão investidos € 50 milhões para aumentar o ritmo produtivo no campo de exploração Upper Rhine Valley Brine Field , localizado na Alemanha. As empresas também acordaram a extensão do contrato de compra original vinculativo para 10 anos.

“Fazer este investimento em uma companhia líder em lítio nos ajudará a criar uma cadeia de valor resiliente e sustentável para nossa produção europeia de bateria para veículos elétricos”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “ É encorajador ver uma montadora  investindo na produção  de lítio de baixo carbono”, completou Francis Wedin, diretor geral da Vulcan.

Se tornar a segunda maior acionista da Vulcan integra o plano estratégico Dare Forward 2030, pelo qual a Stellantis perseguirá atingir 100% do mix de vendas de automóveis  elétricos a bateria na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passageiros e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030.

A montadora também pretende se tornar neutra globalmente em emissões de carbono até 2038, enquanto a Vulcan quer ser lider mundial na produção de lítio com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa e abastecer o mercado europeu de baterias de íons de lítio.

LEIA MAIS

→ Falta fôlego da cadeia global de fornecedores para a eletrificação, diz estudo


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!