O segmento automotivo mais prejudicado com os impactos da pandemia ainda segue sem sinais efetivos de recuperação. Conforme balanço dos licenciamentos de veículos apresentado pela Fenabrave, na terça-feira, 5, as entregas permanecem em território negativo.

No mês passado, o transportador de passageiros licenciou 1,7 mil ônibus, volume 3,4% inferior ao de maio, quando as vendas chegaram perto de 1,8 mil unidades. Na comparação com o junho do ano passado, período no qual mostrou o mesmo patamar de 1,7 mil unidades, a queda foi de 1,9%.

Com o desempenho parcial do sexto mês, as vendas do primeiro semestre somaram perto de 9,2 mil unidades, baixa de 1,3% em relação aos 9,3 mil licenciamentos anotados um ano antes.

De acordo com a Fenabrave, apesar de apresentar vendas próximas às do ano passado, a demanda permanece abaixo da observada antes da crise sanitária. “O volume de emplacamentos ainda não voltou aos patamares pré-pandemia”, diz em nota Andreta Jr., presidente da federação. O dirigente lembra que a média mensal de licenciamentos em 2019 era superior a 2,2 mil unidades.

Na revisão das projeções para o ano, a Fenabrave estima agora um crescimento de 2,8% nas vendas de ônibus, para 18,2 mil emplacamentos. Antes, a estimativa apontava alta de 8%.

Apesar de considerar resultado positivo, a entidade enxerga um segundo semestre com demanda mais retraída que o primeiro. O principal motivo é a paralisação de programas governamentais, como o Caminho da Escola.

LEIA MAIS

→Vendas de ônibus registram maio como o melhor mês do ano


Foto: Volare/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!