Montadora que está colocando todas as suas fichas no domínio dos veículos elétricos em futuro relativamente próximo , a General Motors realizou nesta quinta-feira, 8, o lançamento mundial do Equinox EV, um SUV de médio porte que estará disponível em configurações com autonomia estimada de até 500 km com carga completa.

É o terceiro veículo do gênero apresentado pela empresa este ano. Já foram revelados o Silverado EV e o Blazer EV, que a GM já confirmou para o Brasil, mas ainda sem data definida. O modelo estreia no fim de 2023 nos Estados Unidos, com uma edição limitada da versão RS, de acabamento esportivo, e chega depois a outros mercados, incluindo o brasileiro.

“Estamos em um ponto de inflexão no qual os EVs se tornarão a principal escolha da próxima geração de consumidores, e o Equinox EV será o produto que vai liderar esta trajetória para nós”, previu Mary Barra, presidente e CEO da General Motors. “Com a flexibilidade proporcionada pela plataforma Ultium da GM, vamos oferecer para o mercado veículos elétricos nas mais variadas faixas de preço e propostas.”

Ainda sem preço definido, a GM adianta que tem por expectativa cituar o novo[SUV elétrico – produzido na fábrica de Ramos Arizpe, no México – entre os mais acessíveis de sua categoria. Dentre outros elétricos, a fabricante estadunidense também comercializa o Bolt EV e o Bolt EUV, atuais modelos de entrada da marca.

“A Chevrolet está pronta para oferecer uma ampla gama de EVs”, comentou Scott Bell, vice-presidente da marca. “Conhecemos como ninguém o perfil de clientes de picapes e SUVs e estamos canalizando toda essa experiência para a nossa nova linha de elétricos”.

Além da tecnologia Ultium – composta por plataforma, conjunto de baterias e de propulsão -, o Equinox EV traz sistema multimídia com tela de 17,7 polegadas e recursos de assistência ao motorista, como o Super Cruise, capaz de conduzir o veículo praticamente de forma autônoma por estradas compatíveis.

LEIA MAIS

GM confirma Silverado para o final de 2023

A GM também destaca as rodas de até 21 polegadas, volante, limpadores do para-brisas e bancos dianteiros e traseiros aquecidos, navegação com planejamento de rotas que ajuda a localizar postos de recarga e alerta de colisão frontal e traseira com frenagem automática de emergência.

Sua configuração padrão conta com tração dianteira, 213 cv e 33,5 kgfm de torque instantâneo. Há outra configuração com tração integral eAWD de 294 cv e 7,8 kgfm.

Tipos de carregamento

Sistema padrão de 11,5 kW (AC), que pode somar até 56 km de autonomia estimada por hora de carga; carregamento de 19,2 kW (AC) nas versões mais sofisticadas, que pode somar até 85 km de autonomia estimada por hora de carga; e capacidade padrão de carga rápida (DC) de até 150 kW, que permite adicionar aproximadamente 115 km de autonomia estimada em 10 minutos de carga.


Foto: Divulgação/GM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!