A Iveco apresenta no IAA Transprtation 2022, em Hanover, na Alemanha, principal salão internacional de veículos comerciais, protótipo do eDaily FCHV, seu primeiro veículo com célula de combustível. O modelo é resultado de parceria com a Hyundai, estabelecida em março passado a partir da assinatura de um Memorando de Entendimento.

O exemplar surge após a mesma parceria anunciar, no início de julho, um conjunto de veículos da Iveco Bus movidos a hidrogênio com células de combustível da corporação coreana.

Para Iveco, o eDaily a hidrogênio endereça o futuro do transporte em carbono neutro, associado a um portfólio com propulsões convencionais, gás e biometano, além do uso da bateria. Aliás, a marca também aproveita a feira para lançar o Daily 100% elétrico.

“No dia em que anunciamos que nosso projeto eDaily elétrico a bateria se tornou realidade, estamos entusiasmados em apresentar o primeiro eDaily movido a hidrogênio ao mundo. Com base neste protótipo, pretendemos lançar uma pequena série de unidades FCEV para teste com clientes selecionados até o fim do próximo ano”, resume em nota Marco Liccardo, diretor de Tecnologia e Digital do Iveco Group.

A empresa levou para o estande modelo equipado com sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. Tem seis tanques para 12 kg de hidrogênio, capacidade de carga útil de 3 toneladas, autonomia de 350 km e precisa de apenas 15 minutos para ser reabastecido.

LEIA MAIS

→Iveco mostra no IAA resultados da parceria com a Nikola


Na cobertura do IAA Transportation, o AutoIndústria está junto com o Carbono Zero, grupo de jornalistas especializados em transporte comercial.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!