Em contraste com os segmentos de veículos leves e de caminhões, que registraram queda nos volumes nominais de setembro em relação a agosto, o mercado de ônibus teve expansão de 18% nesse comparativo. Foram emplacadas 2.436 unidades no mês passado, ante as 2050 do anterior.

Os dados foram divulgados pela Fenabrave, que prevê desempenho positivo desse segmento em 2022, o que já não deve ocorrer com os demais da área automotiva. “O resultado de setembro foi impulsionado por entregas programadas a patir de negócios realizados em meses anteriores”, comentou José Maurício Andreta Jr., presidente da entidade, ao apresentar o balanço de vendas de setembro e do acumulado do ano.

Ao longo dos primeiros nove meses do ano foram comercializados 15.235 ônibus, um crescimento de 11,65% em relação aos 13.645 negociados no mesmo período de 2021. No comparativo de setembro deste mês com idêntico intervalo do ano passado, quando foram vendidas apenas 1.151 unidades, a expansão foi de 111%.

LEIA MAIS

No ano, mercado de veículos leves tem recuo de 5%

Com Euro 6, preço dos caminhões subirá de 20% a 25%

A Fenabrave revisou em julho as suas projeções para este ano, estimando então um empate em vendas tanto para o segmento de leves como o  de caminhões. No caso dos ônibus, sua expectativa é que as vendas fiquem na casa das 18,2 mil unidades, com pequeno crescimento de 2% sobre 2021.

A entidade, contudo, não descarta que sejam atingidas as metas divulgadas em janeiro, que no caso dos ônibus projetava alta de 8%, com total de 19,1 mil unidades a serem comercializadas este ano,


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!