A Mercedes-Benz apresentou na noite de quarta-feira, 19, a nova oferta de caminhões renovados de acordo com as exigências da próxima fase das normas de emissões do Proconve P8, equivalentes ao Euro 6, arsenal que será destaque na Fenatran 2022, em novembro. Além de tornar os veículos menos poluentes, o que prenuncia redução de consumo de combustível, a fabricante atualizou a linha com mais itens de segurança, conveniências, potência e recursos.

Para atender às novas normas, a Mercedes-Benz passa a produzir aqui os motores com a tecnologia BlueTec 6. Composto por sistema mais robusto de pós-tratamento de gases, conjunto que garante reduções de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio (Nox) e de 50% nas de material particulado em relação aos veículos da atual fase do Proconve (Euro 5).

De acordo com empresa a nova etapa do programa de controle de poluição trouxe necessidade de inéditos ciclos de ensaio mais complexos. agora não só para a homologação do veículo, mas também que garanta funcionamento perfeito do sistema de pós-tratamento ao longo de 700 mil quilômetros.

“O caminhão tem de atender os limites de emissão em tráfego real ao longo da vida com um modelo 0 km. Para isso, testes periódicos terão de ser realizado até mesmo no veículo do cliente”, conta Paulo Jorge, gerente da área de regulamentação e homologação da Mercedes-Benz.

Na adequação dos produtos com a tecnologia BlueTec 6, o motor OM 924 LA presente nas famílias de caminhões Accelo e Atego passam a dispor de potências de 163 cv a 321 cv com torques de 700 Nm a 1.250 Nm.

Para os leves e médios das gamas, a marca também começa a oferecer assistente de partida em rampa e opção de nova geração de transmissão automatizada Powershift, agora, com alavanca de controle na coluna de direção, controle eletrônico de estabilidade. Nos casos das versões 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4 da linha Atego, o item estará presente como de série.

Os pesados Actros e Arocs seguem com o motor OM 460 LA com potências de 449 cv, 479 cv e 495 cv e torques de 2.200 Nm, 2.300 Nm e 2.400 Nm, respectivamente. A linha Actros, porém, também incorpora a mais recente geração do motor OM 471 LA, com 530 cv a 2.600 Nm. É o motor mais potente da marca e, de acordo com a fabricante, promete redução de 8% no consumo.

A linha Actros ainda ganha nova configuração com cabine Space, de teto baixo e painel analógico. A opção chega para substituir o Axor rodoviário que será descontinuado a partir de janeiro, depois de 18 anos de mercado e perto de 100 mil unidades vendidas no País. E para as atividades fora de estrada, entra em o Arocs em configuração 6×4.

“É uma versão para atender ao segmento de entrada dos pesados, que ficará órfão com o fim do Axor, uma parcela que responde por 50% na configuração 6×2”, justifica Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Infelizmente, a mudança da arquitetura eletrônica necessária para o Euro 6 não é possível fazer no Axor.”

As atualizações na linha de caminhões da Mercedes-Benz são resultado do ciclo de investimento de R$ 2,4 bilhões programados para o período de 2018 a 2022. O recurso também foi aplicado em aprimoramentos na fábrica de motores e em novos ferramentais.

Os preços dos modelos ainda não estão definidos e serão revelados na Fenatran 2022. A fabricante, no entanto, adianta um aumento entre 15% e 20%, a depender do caminhão.

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Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Décio Costa
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