A Iveco acrescenta mais uma camada no caminho da descarbonização do transporte de carga com a entrega das primeiras 17 unidades, de um total de 20, do modelo Hi-Way NG 6×2, caminhão movido a gás natural ou a biometano, para Unidas.

A parceria cumprirá etapa de testes em clientes da locadora antes de o caminhão chegar efetivamente ao mercado, previsto para o segundo semestre de 2023, quando se iniciará produção em Sete Lagoas (MG). Ao incorporar os veículos, a Unidas se torna a primeira empresa do segmento de locação a dispor na frota caminhões movidos a gás.

O projeto da Iveco com o pesado Hi-Way NG, inserido no recém-lançado programa Brasil Natural Power, plano da fabricante voltado à descarbonização, demanda da operação latino-americana investimento de R$ 60 milhões, parte do ciclo de R$ 1 bilhão para até 2025.

Na adequação à realidade do transporte da região, o modelo foi submetido a 70 mil horas de desenvolvimento. O Hi-Way NG traz motor FPT Cursor 13 com 460 cv e 2.000 Nm de torque de 1.100 a 1.600 rpm. A promessa da fabricante é de que a autonomia alcance os 500 quilômetros ao ser equipado com reservatório com capacidade para 240 m³ de gás.

“É muito satisfatório ver na prática o resultado de um produto que foi desenvolvido com foco nas peculiaridades do transporte no Brasil”, diz em nota Marcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina. “O Hi-Way NG é um marco para Iveco no segmento dos veículos movidos a combustíveis alternativos no País.”

Durante os testes, que se prevê ocorrer em diferentes operações, os caminhões também estarão sob o monitoramento da fabricante para garantir o melhor aproveitamento do veículo.

“Apostamos no gás, natural ou biometano, como a melhor alternativa, em curto prazo, para a redução de poluentes com um custo total de operação (TCO) factível com a realidade brasileira, principalmente no segmento rodoviário”, resume Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco.

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Foto: Iveco/Bruno Gonzaga/Divulgação

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