Com projeção de superar capacidade anual de 1 milhão de unidades em três anos, a General Motors espera que a sua linha de veículos elétricos seja rentavel nos Estados Unidos até 2025. Em encontro com investidores em Nova Iorque nesta quinta-feira, 17, a CEO da GM, Mary Barra, revelou que a empresa também planeja aumentar suas oportunidades de receita de software nesta primeira metade da atual década.

“A capacidade da GM de ampliar as vendas de EVs é o retorno de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento, design, engenharia, manufatura, na nossa cadeia de fornecimento e em uma nova experiência do consumidor com elétricos que foi projetada para ser a melhor da indústria”, destacou Mary Barra, informando que este ano a produção deve ser da ordem de 400 mil veículos elétricos.

Na sua avaliação, a estratégia de lançar modelos do gênero em todas as marcas da companhia, segmentos e diferentes faixas de preço dá uma incrível alavancagem para aumentar a receita e a participação da General Motors no mercado: “Acreditamos que nossa plataforma Ultium e a integração vertical nos permitirá melhorar continuamente o desempenho e os custos das baterias”.

Pelos cálculos da empresa, a GM avançará em direção à liderança do mercado de elétricos nos próximos três anos, quando os EVs devem se aproximar de 20% das vendas totais da indústria automotiva estadunidense.

Dentre outras informações, a CEO adiantou que a montadora está lançando uma nova plataforma digital de varejo com seus parceiros revendedores nos Estados Unidos para melhorar a experiência de compra para os clientes e reduzir os custos em cerca de US$ 2 mil por carro elétrico.

Os EVs serão produzidos em cinco fábricas da GM nos Estados Unidos, Canadá e México, sendo que a BrightDrop – startup de tecnologia da fabricante estadunidense que cria EVs, eCarts e software – deve atingir um faturamento de US$ 1 bilhão em 2023.

A fábrica CAMI em Ontário deve atingir capacidade máxima da van Zevo 600 no ano que vem, projetando-se a partir de então 50 mil unidades anuais até 2025. Além disso, a joint venture de células de bateria Ultium Cells estará operando fábricas em Ohio, Tennessee e Michigan até o final de 2024, tornando a GM líder na produção doméstica de células – já está em planejamento uma quarta fábrica de células nos Estados Unidos.

Durante a reunião com investidores, Paul Jacobson, vice-presidente executivo da GM e CFO, comentou que a companhia projeta agora que o fluxo de caixa livre ajustado aumentará de US$ 7 bilhões a 9 bilhões para US$ 10 bilhões a 11 bilhões em 2022. O EBIT ajustado para o ano deve ficar na faixa de U$ 13,5 bilhões a US$ 14,5 bilhões.

Sua receita total deve crescer a uma taxa anual composta de 12% até 2025, atingindo mais de US$ 225 bilhões à medida que os volumes de EVs e a receita de software crescem. Desse total, US$ 50 bilhões, até 2025, seriam provenientes dos elétricos. .


Foto: Divulgação/GM

 

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