Em projeto inédito que envolve parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Grupo EGSA e a Locadora Juntu, a Supergasbras inicia distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) a granel no caminhão elétrico e-Delivery.

Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras, diz que esse movimento reforça a estratégia da companhia no âmbito da transição energética: “Estamos em busca permanente de novas soluções e tecnologias que agreguem benefícios para a sociedade, meio ambiente e nossa empresa. Por isso, é muito gratificante termos feito essa parceria e apresentarmos para o mercado um novo conceito de transporte sustentável de GLP”.

O veículo, que tem autonomia de até 250 km/l, deve a princípio circular no Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o maior parque engarrafador da Supergasbras, localizado em Duque de Caxias. “Faz parte dos planos da companhia expandir a nossa frota elétrica, mas, por se tratar de um projeto piloto, vamos testar com esse veículo para depois prosseguirmos com outros e ampliarmos as rotas”, adinatou Cardoso.

Segundo as empresas que participam do projeto, será o primeiro caminhão elétrico do mundo a transportar gás liqueeito de transporte a granel, com capacidade de 9m³ de volume de tanque e instalação de uma bomba de transferência de GLP com acionamento elétrico.

“Uma proposta desafiadora e inovadora desde o ponto de vista da construção do vaso de pressão, equipamentos, até aos implementos importados para entrega do produto ao cliente”, destaca nota divulgada nesta segunda-feira, 23, pela Supergasbras..

O diretor da Juntu Rental, Adolfo Luis Vicentim, comenta que a empresa vem diversificando suas operações para melhor atender os clientes: “Com a busca de novas soluções tecnológicas e sustentáveis, apresentamos ao mercado a locação do primeiro caminhão de GLP a granel 100% elétrico, contribuindo na redução de emissão de CO2 e inovando para novas matrizes energéticas no modal logístico do País”.

Construído na fábrica da EGSA em Paulínia (SP), o tanque atende à norma ASME e RTQ6C, necessária para transporte rodoviário. O VW e-Delivery escolhido para o projeto tem PBT de 14 toneladas .

“Essa operação evidencia toda a capacidade de inovação da engenharia brasileira, com nossos profissionais atuando em parceria com os clientes para prover novas soluções de transporte cada vez mais eficientes. Esse atendimento sob medida faz parte do nosso DNA e com o VW e-Delivery temos nos especializado ainda mais nessa consultoria completa ao cliente”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.


Foto: Divulgação/Supergasbras

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!