Há quem até “torça o nariz” para a ideia, mas não deixa de ser corajosa a iniciativa da JAC Motors de ter um pequeno — bem pequeno, diga-se — veículo elétrico para o transporte urbano de carga igualmente pequenas.

O problema é saber qual empresário ou comerciante está disposto a pagar R$ 159,9 mil pelo City Cargo, na verdade uma versão despojada do subcompacto E-JS1 já vendido aqui.

De acordo com a JAC, o City Cargo pode até 400 kg e volume de 1.200 litros de volume e tem potencial público consumidor no mundo corporativo, em especial nas frotas de serviços de atendimento públicos como telefonia e energia, além  laboratórios e entregas de encomendas e outras aplicações urbanas.

E Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, acrescenta: “Qualquer empresa que queira investir em uma imagem de sustentabilidade, aderindo às boas práticas de ESG, vai se interessar pelo E-JS1 City Cargo”.

Sem contar, reforça Habib, as com operação “last mile” (última milha, em tradução literal), nicho de veículos que retiram mercadorias dos centros de distribuição e as entregam nas casas ou em comércios.

O executivo também ressalta que não existe ainda concorrentes na faixa de preço e porte para seu pequeno furgão,  integralmente movido a eletrificidade e, calcula a empresa, especialmente vantajoso no custo por km rodado para rotas diárias a partir de 120 km, seis vezes menor do que um veículo similar a combustão.

Fruto de trabalho de transformação direcionado pelo departamento de engenharia da JAC Motor Brasil, o City Cargo é a terceira opção do modelo E-JS1, que já contava também com a versão EXT, com visual mais aventureiro.

Na prática, é o carro de passeio sem que perdeu o banco traseiro, ganhou uma grade divisória e forrações específicas nas laterais e assoalho. Até mesmo as portas laterais traseiras foram mantidas.

A versão furgão do E-JS1 tem potencial de vendas aproximado de 500 unidades mensais, projeta a JAC, que agora dispõe de linha de produtos elétricos composta por quatro automóveis de passeio, uma picape, cinco vans e seis caminhões movidos .

Foram emplacados 894 veículos elétricos da JAC no Brasil em 2022. O número equivale a 12,4% dos mais de 7,2 mil automóveis e comerciais elétricos vendidos no País, a segunda maior fatia do segmento.


 

Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!