Ao fechar balanço do ano passado, a Librelato registrou faturamento de R$ 2,1 bilhões, valor 20% superior ao apurado em 2021, de R$ 1,8 bilhão. No período, a fabricante de implementos rodoviários catarinense entregou 12,5 mil produtos ao mercado transportador brasileiro.

Com o desempenho, a Librelato avançou 1,5 ponto porcentual em participação no mercado, para 14,5% ao fim do ano passado. Segundo a empresa a maior demanda, com 30% das vendas, foi da linha de basculantes, seguida pela graneleira, que respondeu por 17%. A fabricante, no entanto, atribui o crescimento nas vendas à procura pela série Evolut, uma nova geração de implementos da empresa lançada em 2021.

“Seguimos crescendo em ritmo acelerado, porque os operadores logísticos estão buscando mais rentabilidade nas operações de transporte e entendem que nossos produtos aliam alta qualidade, robustez e disponibilidade”, observa em nota José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

A Librelato se posiciona como a terceira maior fabricante de implementos rodoviários do País e a segunda maior exportadora do segmento. No ano passado, as remessas somaram 800 unidades para países como Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Gana e Uganda. Recente escritório aberto em Portugal ainda procura oportunidades no continente africano e Oriente Médio.

Para suportar a demanda do ano passado, a Librelato produziu, em média, 50 unidades/dia. Em 2023, a empresa projeta continuidade de crescimento da ordem 20% e, para isso, programa estabelecer um ritmo de produção 12% maior no volume diário.

No ano passado, a fabricante se preparou com aprimoramentos nos processos de produção e área de qualidade ao investir no período R$ 46 milhões. De acordo com Sprícigo, no atual exercício, outros R$ 30 milhões serão aplicados em pessoas e na continuidade de aumento do nível de automação.

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Foto: Librelato/Divulgação

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