Depois de superada pelo Hyundai HB20 em outubro e novembro e pelo Chevrolet Onix em dezembro e janeiro, a Fiat Strada voltou à condição de veículo mais vendido do Brasil em fevereiro. A picape, que liderou o mercado em 2021 e 2022, teve 8,6 mil unidades negociadas contra 6,1 mil do Onix, segundo colocado.

Com esse resultado, o comercial leve acumulou 13,8 mil licenciamentos no primeiro bimestre, pouco coisa a mais do que o hatch da Chevrolet, que somou 13,2 mil e foi seguido por seu irmão Onix Plus, com 11,3 mil emplacamentos.

O ranking dos dez automóveis e comerciais leves mais vendidos traz uma sensível alteração em 2023: o Hyundai HB20 despencou diante de seus principais concorrentes (veja tabela).

Após os dois primeiros meses do ano, o modelo, que com 96 mil licenciamentos foi o carro de passeio líder de vendas em 2022 — perdeu apenas para a própria Strada no ranking geral —, aparece somente na 10ª posição. Foram apenas 7,8 mil licenciamentos no período, sendo cerca de 3 mil em fevereiro.

A comparação com o desempenho do primeiro bimestre do ano passado, quando o HB20 teve 11,8 mil licenciamentos, indica um verdadeiro tombo de 33% nos negócios. Para ilustrar: na mesma comparação, as vendas da Strada recuaram somente 1,5% e as do Onix cresceram 13%.

Os SUVs seguem como destaque em 2023. Quatro modelos do segmento estão entre os dez veículos mais vendidos no primeiro bimestre. O Hyundai Creta somou quase 9,6 licenciamentos e aparece na quarta posição, seguido do Chevrolet Tracker (9,1 mil). Volkswagen T-Cross (8,7 mil) e Jeep Compass estão, respectivamente, nas sétima e oitava colocações.

Sinal dos tempos em que as montadoras elegeram a maior rentabilidade de segmentos superiores como prioridade: Fiat Mobi,  carro de entrada e o mais barato do mercado interno é somente o nono colocado, com 8,3 mil emplacamentos após os dois primeiros meses de 2023.

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George Guimarães
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