De cada dois automóveis de passeio licenciados no Brasil em julho, um foi negociado diretamente pelas montadoras. A modalidade de vendas diretas, aponta a Fenabrave, respondeu por exatos 49,6% dos 135,5 mil emplacamentos no segmento, maior índice verificado ao longo dos sete primeiros meses de 2022.

As vendas diretas de automóveis — as de comerciais leves sempre foram proporcionalmente maiores —  vinham reptresentando menos de 39% dos negócios até abril e saltaram para 44,8% em maio e 49,5% em junho. Não fosse essa acelerada nos negócios diretos, a indústria automobilística, quase certo, estaria amargando recuo diante de julho do ano passado e não a ascensão de quase 10% na mesma comparação.

Na média acumulada do ano, as negociações diretas também apresentam índice recorde, de 42%. Ratificam assim a evolução constante verificada na última década, especialmente a partir de  2016, quando o mercado interno, e as vendas no varejo, começaram a declinar de maneira mais acentuada.

Em 2012, quando só os licenciamentos de automóveis de passeio superaram 3,1 milhões de unidades, a modalidade representou apenas 20% das transações, índice que saltou para 35,4% em 2017, 38% no ano seguinte e alcançou 41% em 2019, para recuar para 39% em 2020 e 38,8% no ano passado.

Alguns modelos, particulamente, têm dependido muito mais das vendas diretas do que a média. Em julho, foi o caso do veterano e em fim de carreira Volkswagen Gol, que teve 9,7 mil unidades negociadas diretamente pelas montadoras das 11,9 mil licenciadas e que asseguraram a primeira posição no ranking de modelos. Situação assemelhada ao do Fiat Cronos, com 3 mil vendidos diretamente do total de 3,8 mil.

Outro Volkswagen sem muito tempo pela frente em produção, o sedã Volkswagen, oficialmente, teve somente 22 unidades negociadas no varejo, das 4.776 licenciadas, segundo a Fenabrave.

No período janeiro-julho, o carro mais vendido diretamente foi o Hyundai HB20, com 28,8 mil unidades, quase 57% dos  licenciamentos do modelo. O Jeep Compass vem logo a seguir, com 26,7 mil unidades ou 75% do total do SUV que chegou às ruas, participação semelhante à verificada no Gol, que acumula 25,3 mil unidades, 71%.

A Stellantis é a montadora que lider as vendas diretas de automóveis de passeio em 2022. Suas duas principais marcas no mercado interno, Fiat e Jeep, têm 16,5% e 16% e ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugares, à frente da Volkswagen, com fatia de 15,2%.

LEIA MAIS

→ Mercado de veículos leves no ano segue em queda de dois dígitos


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!