Embora resultante de uma base de comparação baixa, os emplacamentos de veículos importados pelas associadas da Abeifa no primeiro bimestre registraram avanço significativo de 82,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de 2,4 mil unidades para 4,4 mil.

Somente em fevereiro, perto de 2,1 mil importados foram negociados, queda no confronto com janeiro (2,3 mil), mas crescimento 72% sobre as 1,2 unidades licenciadas um ano antes.

Em comportamento oposto, os emplacamentos de veículos produzidos no País por três (Caoa Chery, Land Rover e Suzuki) das onze marcas associadas encerraram os dois primeiros meses em baixa de 70,7%. Foram 2 mil unidades negociadas ante 6,9 mil registradas no ano anterior.

As vendas dos modelos nacionais no mês passado somaram pouco mais de 1 mil veículos, volume 1,7% superior ao anotado em janeiro (956 unidades), mas uma forte queda de 70,1% no confronto com fevereiro de 2022, quando ultrapassou 3,5 mil carros.

O total dos emplacamentos de importados e nacionais das marcas associadas do primeiro bimestre acumulou 6,4 mil unidades, volume que representou uma retração de 30,6% na comparação com obtido nos dois primeiros meses do ano passado, de 9,3 mil veículos.

Com o resultado, as associadas da Abeifa fecham o período com participação de 2,6% nas vendas totais do mercado de automóveis e comerciais leves. Há um ano, os emplacamentos representaram 3,9%.

LEIA MAIS

→Veículos importados ganham participação em 2022


Foto: Abeifa/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!