Com 16 votos dos 23 possíveis, Ricardo Bastos foi eleito presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, pelo Conselho Diretor. O dirigente assume o comando ao menos até 14 de abril, ocasião na qual seu nome será submetido a referendo dos associados com direito a voto em assembleia. Com a validação, o mandato seguirá até abril de 2024.

Bastos, atual diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil, substitui Adalberto Maluf, que renunciou para assumir cargo de Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Como novo presidente, Bastos ressalta a necessidade de construir pontes para “estabelecer um diálogo amplo, profundo e respeitoso com todas as entidades empresariais e instâncias governamentais envolvidas com a eletromobilidade”.

Dentre suas prioridades, o dirigente destaca:

  • Apoio às políticas públicas de incentivo à mobilidade elétrica, nos planos federal, estadual e municipal;
  • Consolidar a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil, integrando a indústria de veículos à de infraestrutura, peças e componentes e prestadoras de serviço;
  • Aprofundar os vínculos entre a ABVE e as universidades, com o objetivo de produzir um conjunto de estudos de referência sobre eletromobilidade no Brasil;
  • Ampliar a produção de informações inéditas, relevantes e sistemáticas sobre o mercado da eletromobilidade, por meio da ABVE Data, braço técnico e estatístico da ABVE;
  • Defesa de um Plano Nacional de Eletromobilidade, por meio de amplo diálogo com o Governo Federal e o Congresso Nacional, em sintonia com os governos estaduais e municipais, empresas, investidores e universidades.

Ricardo é graduado em economia e acumula 25 anos de experiência profissional no setor automotivo, com passagens na Ford e Toyota. Foi ainda vice-presidente da Anfavea por 14 anos, onde contribuiu na formulação de políticas públicas e regimes para o setor automotivo, como o Inovar-Auto e o Rota 2030.

LEIA MAIS

→Adalberto Maluf deixa a ABVE e a BYD


→Foto: GWM Brasil/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!