Apenas seis meses após o seu lançamento na Europa, o novo X1 começou a ser produzido na fábrica do Grupo BMW em Araquari, SC, nesta segunda-feira, 17, e em duas semanas estará em toda a rede de concessionárias da marca no País. Principal fruto do aporte de R$ 500 milhões anunciado no final de 2021, o novo modelo chega com duas opções de motorização, 1.5 e 2.0, e em três versões.

Ao participar da cerimônia de inauguração da nova linha, a CEO e presidente do Grupo BMW no Brasil, Maru Escobedo, deixou claro que a empresa quer crescer em vendas e também ampliar produção em Araquari, onde são feitos também o Série 3, X3 e X4. Ela deixou claro que nada ainda está definido, mas revelou estudos para produzir novos modelos no País, inclusive eletrificados.

O carro híbrido, segundo a executiva, teria prioridade sobre o 100% elétrico caso os estudos em andamento para a produção de novos modelos em Santa Catarina sejam concretizados. “Vamos avaliar tudo”, comentou Maru, deixando claro que o Brasil é estratégico para a marca na América Latina.

Ela admitiu, inclusive, que o projeto de expansão da produção passa pela busca de novos mercados na região. Com relação ao mercado brasileiro, a meta da BMW para 2023 é a de ampliar as vendas em 5%. A produção, que atingiu 9,8 mil unidades no ano passado, também deve crescer, mas a CEO preferiu não especificar índices.

Na sua avaliação, o novo BMW X1 será um excelente reforço para a marca manter a liderança no segmento premium total pelo quinto ano consecutivo. Sua participação atual é de expressivos 42%.

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Otávio Rodacoswiski, diretor geral da planta de Araquari, lembrou que as operações em Santa Catarina estão completando nove anos agora em 2023: “Somos o maior produtor de veículos premium da América do Sul, resultado de um investimento total de cerca de R$ 1,8 bilhão desde 2014. E planejamos aumentar a produção este ano para atender a demanda do mercado premium pelos produtos BMW”.

Completamente renovado, o novo BMW X1 tem três versões. A Drive18i GP é equipada com um motor 1.5 litro (1.499cm³), três cilindros em linha, TwinPower Turbo, capaz de entregar 156cv de potência máxima (entre 4.700 e 6.500rpm) e 230Nm de torque. Já as versões sDrive20i X-Line e M Sport incorporam a nova geração de motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, 204 cv e 300 Nm de torque.

Segundo comunicado da marca, são 12 cv extras e 20 Nm a mais de torque em relação ao motor anterior, resultando em mais desempenho e mais economia de combustível. O câmbio das três versões é o Steptronic de 7 marchas.

BMW Araquari


Foto: Divulgação/BMW

Alzira Rodrigues
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