Os emplacamentos de veículos importados das associadas da Abeifa no mês apontaram uma redução de 26,5% em relação a março, de 3,1 mil unidades para 2,3 mil.

Mas apesar do recuo, o volume obtido representou avanço de 54,1% sobre os licenciamentos de abril de 2022, quando anotou apenas 1,5 mil automóveis e comerciais leves importados.

Com as vendas parciais do mês, o mercado absorveu no primeiro quadrimestre 9,9 mil unidades importadas pelas marcas da Abeifa, volume 83,9% superior ao registrado um ano antes, de 5,4 mil emplacamentos.

Em contraste ao apresentado no segmento de importados, as vendas da produção nacional das associadas seguem encolhendo. Em abril, as 1,3 mil unidades emplacadas representaram quedas de 6,6% em relação a março, quando somou quase 1,5 mil licenciamentos, e de expressivos 60,4% na comparação com abril do ano passado, com 3,5 mil registros.

Nos primeiros quatro meses do ano, apenas 4,9 mil veículos da produção nacional da Abeifa foram emplacados ante 13,9 mil entregues no mesmo período de 2022, uma queda de 64,6%.

“O fornecimento instável de componentes, em especial dos semicondutores, ainda impacta a comercialização tanto de veículos importados como os de produção nacional”, avalia em nota João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa. “Aliado a isso, embora nossas vendas aconteçam por meio de pagamento à vista, cerca de 70%, a restrição de crédito e as elevadas taxas de juro também têm influenciado a decisão de compra.”

LEIA MAIS

→Abeifa: venda de importados reage em alta de 95% no 1º trimestre.


Foto: Jaguar Land Rover/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!