A leitura pode indicar o encerramento do acordo entre o Grupo Iveco e a Nikola Corporation ou, ao menos, o primeiro passo para início do fim. Isso porque as empresas anunciaram decisão de colocar foco no aprimoramento de seus projetos próprios como uma “nova fase da parceria”, o que inclui a Iveco assumir totalmente a propriedade da joint venture em Ulm, na Alemanha.

A parceira, iniciada em 2019, tinha como objetivo o desenvolvimento de tecnologias e caminhões pesados de emissão zero, com base em baterias e células de combustível. De acordo com comunicado à imprensa, o Grupo Iveco se concentrará no desenvolvimento e venda de sua própria bateria e veículos a hidrogênio na Europa, enquanto a Nikola focará as operações na América do Norte, incluindo infraestrutura de hidrogênio por meio da marca Hyla.

Dentre os pontos da nova fase, a grupo de origem italiana será licenciado para continuar o desenvolvimento de softwares de controle de veículos elétricos incubados em conjunto. A Nikola, por sua vez, receberá licença de tecnologia Iveco S-Way e componentes relacionados para a América do Norte, além de obter propriedade intelectual da primeira geração do eAxles, tecnologia desenvolvida em conjunto com a FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group.

Por meio da liquidez disponível, o Grupo Iveco assumirá a unidade da joint venture em Ulm por US$ 35 milhões, além de adquirir 20 milhões em ações da Nikola, o que elevará o desembolso em torno de US$ 55 milhões. A aquisição, no entanto, está sujeira a aprovações regulatórias.

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Foto: Grupo Iveco/Divulgação

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