O mercado europeu de automóveis continua a mostrar ânimo com mais uma alta mensal nas entregas. Conforme os dados da Acea apresentados na quarta-feira, 17, no mês passado os emplacamentos na região somaram 964,9 mil unidades, expansão de 16,1% em relação a abril do ano passado, quando registrou 831 mil carros.

Com o volume parcial do mês, o acumulado de janeiro a abril somou 4,20 milhões de automóveis vendidos, alta de 17,2% sobre o registrado há um ano, quando anotou 3,58 milhões de unidades.

De acordo com a associação dos fabricantes no continente, apesar da evolução expressiva, as vendas acumuladas ainda estão 23% abaixo das computadas no mesmo período de 2019, portanto, antes da pandemia, o que “destaca a luta contínua do mercado automotivo na Europa”, diz o relatório da Acea.

Em trajetória ascendente também se mostram as vendas de automóveis eletrificados na região. Em especial os elétricos, em abril as entregas cresceram 49,2% na comparação com abril do ano passado, para 126,4 mil unidades. O volume representou 13% das vendas mensais de automóveis.

No caso dos híbridos, o desempenho mostra tendências distintas. Enquanto a demanda pelos HEV cresceu 19,5% em abril, para 246,4 mil unidades, as vendas dos plug-in caíram 2,4%, com 70,6 mil unidades entregues.

O pódio das fabricantes segue com o Grupo Volkswagen na liderança, com participação de 25,7% das vendas do acumulado ao entregar 1,08 milhão de unidades no período.

A Stellantis, na vice-liderança, encerrou o primeiro quadrimestre com 744,2 mil automóveis vendidos, o que representou 17,7% do mercado. O Grupo Renault se manteve no terceiro posto ao vender 404,5 mil unidades, ou 9,6% das vendas na região.

LEIA MAIS

→Venda de automóveis na Europa segue curso de alta


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!