Com fábrica em Camaçari, BA, a Continental Pneus destinou perto de 12 toneladas de resíduos de material de borracha para reciclagem durante o primeiro trimestre deste ano. Se descartado na natureza, esse material levaria 300 anos para se decompor. Entre outros destinos, eles são utilizados na confecção de solas de sandália artesanal de couro, gerando renda para mais de 400 pessoas em comunidades na Bahia.

A empresa consegue reciclar atualmente 90% das sobras da produção, sendo a meta atingir 100% até 2030. Nesse sentido, a planta baiana segue uma robusta estratégia de desenvolvimento sustentável em alinhamento com as diretrizes globais do grupo no mundo.

“Estamos empenhados em alcançar a nossa meta de aterro zero para mitigar o impacto no meio ambiente, garantindo o descarte correto dos resíduos da nossa operação e evitando a contaminação do meio ambiente”, explica Anderson Coutinho, chefe de ESH da Continental Pneus em Camaçari.

O executivo destaca, ainda, que a empresa busca continuamente novas soluções e parcerias que garantam a circularidade dos seus materiais, “tornando viável a reutilização sustentável dos resíduos e inovando para alcançar resultados positivos, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades a partir da geração de renda”.

LEIA MAIS

Vendas de pneus patinam no primeiro trimestre

Os resíduos são proveniente do diafragma, uma camada de reforço encontrada em alguns tipos de pneus que ajuda na resistência da deformação lateral, muito comum durante curvas ou manobras bruscas. A Continental os encaminha para a empresa de reciclagem Feira American, que é responsável pelo processamento do material e destinação adequada do material.

Parte da borracha do diafragma é usada em sticks, extensor elástico para lona de caminhão e gancho para carros e motos. Quanto às  sandálias de couro, elas são produzidas por cooperativas no distrito de Caldas do Jorro, no município de Tucano.

“A destinação correta dos resíduos por meio das empresas é uma importante contribuição para a economia circular, garantindo que os resíduos continuem gerando renda e emprego a partir da reciclagem ao mesmo tempo em que reduz o impacto na natureza”, comenta Roberto Cerqueira, diretor da Feira American.


Foto: Divulgação/Continental Pneus

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!