A Scania reformula seu negócio em ônibus e decide descontinuar a produção de carrocerias na fábrica de Slupsk, na Polônia, de onde sai os modelos integrais da marca Citywide e Interlink. Com isso, os chassis da fabricante serão encarroçados somente por parceiros.

Segundo a montadora, a operação será encerrada gradualmente no primeiro trimestre de 2024 e, embora sustente que não afetará a produção de chassi na unidade polonesa, no pacote também consta o fim da configuração de piso baixo.

De acordo com comunicado, o mercado de ônibus sofreu duramente durante a pandemia e, apesar dos sinais de retomada, o ritmo é lento, em ambiente com maior concorrência e legislação que exige altos investimentos em novas tecnologias.

Estrutura mais enxuta para melhor atender

A companhia entende que com o fim da produção de carrocerias poderá fornecer soluções de mobilidade mais competitivas que garantam crescimento sustentável.

“Estamos convencidos de que o negócio de ônibus continuará a ser uma parte importante da oferta da Scania daqui para frente, mas precisamos de uma estratégia atualizada que nos permita cumprir nossa promessa ao cliente e garantir um negócio lucrativo globalmente”, resume em nota Stefano Fedel, diretor de vendas e marketing da Scania.

A fabricante reforça que a decisão torna a estrutura mais enxuta e, assim, proporciona mais capacidade para melhor atender às demandas do mercado, com oferta baseada em ampla gama de configurações e motorizações de chassi, além de serviços, financiamentos e soluções de carregamentos para as versões eletrificadas.

Em meados março, decisão muito semelhante foi anunciada pela concorrente Volvo, na qual também encerrará a produção de ônibus integral na Europa e, no caso, também afetou uma fábrica polonesa, a de Wroclaw, que será fechada.

LEIA MAIS

→Scania inicia teste com ônibus a gás em Curitiba


Foto: Scania/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!