Um ônibus Scania movido a gás natural (GNV) iniciou na sexta-feira, 3, período de avalição no sistema de transporte público da Região Metropolitana de Curitiba. Ao longo de 30 dias, o modelo estará em operação com a Viação São José com o objetivo de confirmar indicadores de eficiência, em especial da redução de emissão de poluentes.

O projeto faz parte de inciativa em busca da mobilidade sustentável e reúne a Companhia Paranaense de Gás (Compagás), Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e o governo do Estado.

Segundo a Scania, o uso do GNV é capaz de mitigar em até 20% a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, um dos principais gases de formação do efeito estufa, em relação ao diesel. Também a redução de Nox (óxidos de nitrogênio) alcança perto de 90%, bem como emite 85% menos material particulado.

“Várias cidades no mundo já têm praticamente 80% da sua frota movida a gás natural. Esse é o primeiro ônibus que teremos no Paraná para experimentar a eficiência e o custo operacional comparado a um ônibus movido a óleo diesel, além da questão ambiental, que é uma preocupação que temos a cada dia”, observou o governador do Paraná durante lançamento do projeto, na última terça-feira, 28, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O modelo escolhido para o projeto é o chassi K280 4×2 equipado com oito cilindros de gás, o que garante autonomia de 300 km. Com motor de 280 cv, aceita GNV ou biometano, bem como mistura de ambos. O veículo tem carroceria do tipo Padron com capacidade para 86 passageiros e operará na linha São José/Guadalupe em trajeto de 280 km diários.

“Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional”, resume Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

Após término da demonstração na Região Metropolitana, o veículo deve permanecer no Paraná para teste em linha municipal da capital paranaense em parceria com a prefeitura.

LEIA MAIS

→Scania atualiza linha de ônibus com nova geração de veículos

→Comgás e Scania definem ações para fortalecer uso do gás no transporte


Foto: Compagas/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!