Aperspectiva de mercado aquecido nas próximas semanas após a redução dos preços dos veículos não demoveu a Renault de reduzir o ritmo de produção no complexo industrial de São José dos Pinhais, PR.

Nesta quarta-feira, 7, a montadora ratificou que seguirá com duas medidas já anunciadas no fim de maio, antes portanto da divulgação da MP do  governo federal de incentivos às vendas: férias coletivas parciais em junho e redução de um turno de trabalho a partir de julho.

As atividades das plantas de veículos de passeio, de motores e de injeção de alumínio serão interrompidas por cinco dias corridos, da próxima segunda-feira, 12, até a sexta-feira 16 — mas a volta ao trabalho ocorrerá somente na segunda-feira seguinte.

Neste período, perto de 3,7 mil trabalhadores permanecerão em casa e algo próximo de 3.750 veículos deixarão de ser fabricados para adequar os estoques à demanda, calcula a empresa, que manterá a unidade de veículos comerciais em regime normal.

Também para equacionar a oferta, a Renault decidiu eliminar um dos dois turnos de trabalho da produção de carros de passeio com os quais vem operando. A redução começa a vigorar no próximo dia 3, primeiro dia útil de julho, e uma semana depois nas plantas de motores e de injeção de alumínio.

A medida implicará em layoff de cerca de 1 mil funcionários — que receberão compensação até o limite de 85% do salário líquido — e não tem prazo definido. A montadora considera inicialmente pelo menos dois ou até três meses, a depender do ritmo mais acelerado ou não das vendas.

LEIA MAIS

→ De olho na MP do popular, montadoras ampliam produção e estoques

→ Montadoras reduzem preços em até 15% até para modelos acima de R$ 120 mil


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!