Ao participar da abertura do seminário da Anfavea “Conduzindo o futuro da eletrificação no Brasil”, que reuniu autoridades e os principais executivos do setor automotivo brasileiro nesta quarta-feira, 14, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o Brasil vai se tornar um grande produtor de baterias para carros elétricos.

“O governo irá incentivar, e não apenas pela área fiscal, a produção local de baterias”, revelou o ministro, destacando que esse processo envolverá duas fases. “Uma sobre os incentivos à pesquisa e ao desenvolvimento e outra relativa à produção propriamente dita”.

Silveira comentou por mais de uma vez que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, assim como também conta com grande oferta de minérios, incluindo o lítio. “O País pode produzir baterias e ganhar escala com exportações”, comentou Silveira, abordando a questão de ser necessário ter volumes para justificar investimentos em eletrificação.

LEIA MAIS

Volkswagen e Stellantis investirão em minas de níquel e cobre no Brasil 

Anfavea defende a produção de baterias de lítio no Brasil

Stellantis adquire participação em empresa de lítio carbono zero

O ministro também falou dos biocombustíveis e do etanol: “Queremos olhar para o futuro com olhar no híbrido flex”, complementou Silveira, garantindo ser intenção do governo trabalhar junto com a iniciativa privada em prol de mais produção e mais emprego.

Sobre a produção de baterias, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, lembrou que várias montadoras já começam a firmar parcerias para a produção de minérios no Brasil e na Argentina:

“Temos capacidade de investir na produção de bateriais, inclusive com capacidade para exportar. Não vai ser no curto prazo. A princípio teremos de importar, mas numa segunda fase o Brasil poderá ter capacidade para atender o mercado interno e também exportar”.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!