Indústria

Produção de motos tem melhor maio desde 2012

Já foram fabricadas 669 mil unidades em 2023, crescimento de 17,5%

A indústria brasileira de motocicletas produziu 155,1 mil unidades em maio, melhor resultado mensal de 2023. Segundo a Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o resultado representa crescimento de 19,5 % sobre o mesmo mês do ano passado e de 32,8% diante de  abril. Também foi o melhor maio desde 2012.

Nos primeiros cinco meses do ano, a produção de motos chegou a 669 mil unidades, confirmando a  aceleração dos negócios e suplantando em 17,5% o resultado de igual período do ano passado, quando 569,6 mil motos foram montadas pelas  associadas da entidade, todas com linhas no Polo Industrial de Manaus.

“Tivemos um mês cheio em maio, com 22 dias úteis, o que nos permite equilibrar melhor a oferta e a demanda por motocicletas”, destacou Marcos Bento, presidente da entidade.

O dirigente avalia que os números alcançados nos cinco primeiros meses do ano estão dentro do planejado e que a tendência é de que sigam em alta nos próximos meses, apesar da alta das taxas de juros, o acesso dificultado ao crédito e a diminuição do poder aquisitivo dos ocnsumidores.

“A motocicleta é uma opção ágil e econômica de deslocamento. Além disso, tem vantagens, como menor valor de aquisição e baixo custo de manutenção, o que atrai novos consumidores”, justifica.

Mercado em alta  

Em maio, foram licenciadas 161,5 mil motos, 21,1% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Segundo dados da Abraciclo,  foi o melhor resultado para o mês desde 2011 .

De janeiro a maio, os licenciamentos somaram 639,7 mil, volume 24% superior ao registrado no mesmo período de 202.2 As categorias mais emplacadas foram Street (366 mil, 52,5% do mercado), Trail (119,5 mil e 18,7%) e Motoneta (84,8 mil e 13,3%).


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Excesso de confiança nos recursos de segurança pode aumentar acidentes

Especialistas em segurança viária são mais precavidos do que motoristas consultados em estudo global

% dias atrás

Valvoline amplia vendas em 45,6% no semetre

A demanda por lubrificantes sintéticos nacionais foi a que mais cresceu, com alta de 217%

% dias atrás

No consórcio, tíquete médio dos pesados é o que mais cresce

A alta, no comparativo anual, é de 21,7%, de R$ 92,3 mil para R$ 112,3…

% dias atrás

JAC Caminhões inicia distribuição de seus veículos 

Linha tem quatro modelos a diesel que serão negociados em rede de 30 revendas

% dias atrás

BMW reduzirá em até 8 mil empregos seu quadro mundial

Cortes devem ocorrer até 2027 e representam mais de 5% da força de trabalho

% dias atrás

Nos ônibus da Marcopolo, tecidos com PET 100% reciclável

Desenvolvido em parceria com a DINI Textil, revestimento tem ciclo de vida que reduz em…

% dias atrás