Também estará presente o governador da Bahia, estado que deve sediar a fábrica brasileira da marca

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega do relatório final da transição de governo e anúncio de novos ministros.
Dirigentes mundiais e locais da Byd, fabricante chinesa de veículos elétricos, têm encontro nesta terça-feira, 27, com o presidente da República, Luiz Inácio da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. Também estarão presentes o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Ao participar do lançamento do elétrico Dolphin, que chega ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 149,8 mil, o presidente da Byd Brasil, Tyler Li, confirmou que a empresa terá fábrica no Brasil e que há negociações com o governo da Bahia para que o Estado sedie a produção local.
Mas ele preferiu não confirmar informações que circulam há tempo no mercado de que o local escolhido seria Camaçari, onde a Ford negocia a venda da fábrica desativada há mais dois anos. Ele adiantou, contudo, que o projeto envolve produção anual de 150 mil veículos, sendo o Dolphin um dos candidatos a se tornar um elétrico brasileiro.
Também a CEO da BYD Américas e vice-presidente executiva da empresa, Stella Li, nada quis adiantar sobre o projeto baiano. Ela participou pela manhã do lançamento em São Paulo e segue agora a tarde para o encontro com Lula.
“Somos orgulhosamente o primeiro fabricante a deixar de produzir carros a combustão e lideramos há nove anos o mercado de elétricos na China. Superamos a incrível marca de quatro milhões de veículos do gênero vendidos no mundo”, comentou a executiva.
LEIA MAIS
→BYD e Marcopolo colocam articulado elétrico em teste
→Lula inaugura linha da picape Ram em Goiana
Segundo Tyler Li, o valor do investimento no Brasil ainda não está todo definido, pois essa definição ainda depende da escolha exata do local e do quanto será necessário gastar com construção ou adaptação de linhas de montagem. Ele também adiantou que os produtos feitos aqui irão atender apenas os países da região.
“Os produtos brasileiros seguem normas europeias e, por isso, não vemos sentido em exportar a partir do Brasil para os Estados Unidos”, comentou. Importante lembrar que o presidente Lula esteve com dirigentes da Byd por ocasião da sua visita à China este ano.
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista