Os esforços para atingir a neutralidade de emissões de carbono da frota circulante de veículos ainda demandará altos investimentos por parte até mesmo de potências econômicas. Prova disso foi dada pela Alemanha, que decidiu conceder cerca de € 900 milhões em subsídios para expansão da rede de carregamento de veículos elétricos em residências e empresas.

Maior polo produtivo e consumidor de veículos da Europa, o país quer alcançar a neutralidade de carbono até 2045, mas conta atualmente com somente cerca de 90 mil pontos públicos de carregamento, perto de 9% do que objetiva ter até o fim desta década.

Segundo agências internacionais, o governo alemão lançará brevemente dois programas de financiamentos para apoiar a expansão da rede de carregadores privados. Algo como € 500 milhões serão destinados para promover o auto-abastecimento em edifícios residenciais.

Os € 400 milhões restantes serão liberados no transcorrer do segundo semestre para empresas que querem constituir infraestrutura de carregamento rápido para veículos comerciais.

A ainda limitada rede de carregamento tem sido apontada por especialistas como um dos grandes entraves para vendas mais significativas na Alemanha dos elétricos, ao lado dos preços elevados dos veículos e da autonomia ainda inferior, em muitos casos, a de modelos movidos a combustíveis fósseis.

Agência de trânsito alemã calcula que o país tenha hoje cerca de 1,2 milhão de veículos integralmente elétricos em  circulação. A expectativa é que esse número seja doze vezes maior até 2030.

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