A Volkswagen Caminhão e Ônibus deu a largada em sua trajetória como fabricante de veículos na Argentina. A empresa acaba de montar seu primeiro caminhão em Córdoba, um VW Delivery 11.180, que será utilizado na validação do processo de manufatura, treinamento de funcionários e em testes de rodagem pelo país.

A produção de caminhões e ônibus em Córdoba, onde hoje são fabricadas transmissões para automóveis do Grupo Volkwagen, é fruto de acordo da VWCO com a Volkswagen Argentina, oficializado em dezembro do ano passado e que prevê a fabricação de cinco modelos da marca  a partir de 2024. A marca, entretanto, já vende seus produtos no país vizinho há 25 anos.

A nova operação é a quarta da empresa fora do Brasil, ao lado das unidades do México, África do Sul e Filipinas. A VWCO não revelou qual o valor investido no projeto, que envolve a montagem em regime de CKDs enviados do Brasil  e tem volume de produção estimado inicialmente em 1,2 mil unidades anuais, pocdendo alcançar 3 mil por ano a partir de 2025.

“Nosso processo de internacionalização busca prospectar e consolidar a presença em novos mercados, além de liderar vendas em países nos quais já atuamos”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A linha de montagem em Córdoba ocupa área de 15 mil m². De lá sairão os VW Delivery 9.170 e 11.180, o VW Constellation 17.280 nas versões chassi-cabine e cavalo-mecânico e o chassi de ônibus Volksbus 15.190 OD

Os produtos já estão presentes no mercado local via exportação do Brasil e contam com rede de 12 concessionárias e 17 pontos de venda que prestam atendimento em todo o território argentino.

LEIA MAIS

→ VWCO completa 30 anos de produção de ônibus

→ VWCO montará caminhões e ônibus na Argentina

 


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!