AVolkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com o Grupo VW Argentina, anuncia que montará veículos pesados no país vizinho. Uma nova fábrica de 15 mil m², prevista para ser inaugurada no início de 2024, será instalada no Centro Industrial de Córdoba, onde a VW produz caixas de transmissão para automóveis e, a partir deste dezembro, a motocicleta Ducati Scrambler 803cc.

O projeto da operação, em regime de CKD, contempla os caminhões Delivery 9.170 e 11.180, o Constellation 17.280 nas versões rígida e cavalo-mecânico, além do chassi para ônibus Volksbus 15.190 OD, todos já presentes para o mercado argentino via exportações da montadora.

A VWCO prefere não se manifestar a respeito. A imprensa argentina, no entanto, noticia investimento adicional de US$ 50 milhões aos US$ 250 milhões anunciados em maio passado pela VW Argentina para o período de 2022 a 2026. O volume estimado é de começar com 1,2 mil unidades/ano e alcançar 3 mil/ano até 2025.

O anúncio foi feito por Roberto Cortes, CEO e presidente da VWCO, em reunião na quarta-feira, 14, com o ministro da Economia da Argentina Sergio Massa, na qual também participaram José Ignacio de Mendiguren, secretário da Indústria e Desenvolvimento Produtivo, Marcellus Puig, CEO do Grupo Volkswagen Argentina, Mario Manrique, secretário geral adjunto do sindicato dos metalúrgicos SMATA, e Marco Saltini, diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade.

“No próximo ano, nossa marca completará 25 anos na Argentina, que é historicamente nosso destino de exportação mais importante na América do Sul”, lembrou em comunicado Cortes. “Hoje, temos uma operação comercial bem-sucedida entre nossas empresas, com gestão compartilhada e uma rede de concessionários locais. Nada melhor do que comemorar este aniversário antecipadamente com um anúncio tão especial, que também reforçará nossa estratégia de internacionalização.”

Além de Resende (RJ), a VWCO também tem operação industrial própria em Querétaro, no México, e parcerias de montagem de veículos da marca em Pinetown, na África do Sul, e em Manila, nas Filipinas, bem como de motores em São Paulo.

LEIA MAIS

→VWCO faz 200 contratações e promete novo centro de tecnologia

→VWCO terá representações em quatro continentes


Foto: VWCO/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!