Com total de 2,77 milhões de veículos financiados no semestre, as vendas a prazo no setor registraram alta de 5,7% em relação ao ano passado, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 13, pela B3. Os números contemplam unidades novas e usadas de leves, pesados e motocicletas.

O segmento que registrou o maior aumento no período foi o de motos, com crescimento de 19,6%. A categoria de veículos leves teve  alta de apenas 2,5%, enquanto a de pesados recuou 4,4% no comparativo dos primeiros seis mese deste ano com idêntico intervado de 2022.

Em junho, particularmente, houve 485 mil financiamentos de veículos, o que representou desempenho positivo de 8% frente ao mesmo mês do ano passado, mas queda de 3,1% sobre maio.

“Quando analisamos o resultado de junho, os números totais são inferiores em relação ao mês passado devido à diferença em dias úteis”, comenta Gustavo Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3. “No entanto, se considerarmos o resultado por dia útil, houve melhora em relação ao mês anterior com crescimento de 1,5%. Um dos motivos para isso foi a aceleração dos financiamentos na última semana de junho, com destaque para os financiamentos de veículos novos”.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!