A Volkswagen do Brasil acaba de adquirir linha de crédito de R$ 259 milhões do Finep para investir em seu plano estratégico de Inovação & Sustentabilidade, que envolve o desenvolvimento de pesquisas e projetos em descarbonização, Indústria 4.0 e transformação digital e eletrônica embarcada em seus veículos.

Segundo comunicado da montadora, a linha de crédito está entre as dez maiores operações da história de 56 anos da Finep e é a maior do últimos dois anos.

“A parceria inédita entre a Volkswagen e a Finep é muito importante para acelerarmos o nosso plano estratégico de Inovação & Sustentabilidade, também alinhado à estratégia global da Volkswagen Way to Zero para neutralização de carbono até 2050″, comentou Ciro Possobom, CEO da empresa no Brasil após assinar a parceria nesta semana (foto acima).

O executivo destacou, ainda, ser objetivo da marca evoluir continuamente em eficiência energética, tecnologia, digitalização e segurança dos seus veículos, assim como em processos.

Vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), a Finep é uma agência pública brasileira de financiamento de pesquisas e projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

LEIA MAIS

VW incentiva uso do etanol com homenagem ao total-flex

VW encosta na Fiat em julho e GM perde participação

“O financiamento à Volkswagen do Brasil está alinhado com as políticas de neoindustrialização e de transição ecológica do Governo Federal, aumentando a competitividade do setor automotivo e reduzindo as emissões de carbono por meio da inovação”, disse Celso Pansera, presidente da Finep, que também participou da assinatura do contrato de parceria.

Way to Zero Center

Localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), o Way to Zero Center fomenta a inovação e a geração de conhecimento científico e tecnológico na área da mobilidade de baixo carbono, inclusive biocombustíveis.

Entre os estudos em andamento, a empresa destaca pesquisas relacionadas a células de combustível a etanol para produção de energia elétrica (bioeletrificação) “visando conhecer a viabilidade de inserir essa fonte renovável de energia na estratégia de mobilidade elétrica dos modelos Volkswagen em regiões onde a tecnologia faz sentido”.


Foto: Divulgação/VW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!