Apesar da inadimplência ainda estar alta, na faixa de 5,5% no segmento automotivo, e de os juros estarem caindo de forma muito lenta, a venda de veículos financiados reagiu positivamente em agosto, conforme balanço divulgado pela B3 nesta terça-feira, 12.

Entre novas e usadas, incluindo veículos leves, pesados e motos, foram financiadas 550 mil unidades em agosto, alta de 11,8% em relação a julho e de 11,9% na comparação com idêntico mês de 2022.

“Registramos no mês passado o maior número de veículos financiados desde dezembro de 2020”, informa Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3. “Todos os setores apresentaram resultados positivos, com destaque para o  segmento de motos, que teve um crescimento de 30,6% em relação ao mês anterior, atingindo 134 mil financiamentos”.

No segmento de carros e comerciais leves houve expansão de 6,3% no comparativo mensal, com 389 mil financiamentos no mês passado. Em relação a agosto de 2022, o crescimento foi de 8,2%. O financiamento de caminhões e ônibus – com total de 25 mil unidades em agosto – evolui 15,8% sobre julho, mas registrou queda de 3,6% no comparativo interanual.

No caso das motos, a expansão sobre agosto do ano passado foi de 28,2%. No acumulado dos primeiros oito meses do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 3,8 milhões de unidades, elevação de 7,4%.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.


Foto: Pixabay

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!