As vendas financiadas de veículos novos e usados no mês passado somaram 468 mil unidades, de acordo com o levantamento mensal da B3. O volume representou crescimento de 14,9% sobre fevereiro, quando computou 497 mil negócios, mas queda de 5,5% em relação a março do ano passado, período no qual registrou 495 mil financiamentos.

Segundo avalia o relatório da B3, a alta mensal apresentada pode ser atribuída aos três dias úteis a mais em março em relação fevereiro e não propriamente aumento na procura.

Com o resultado do mês passado, as vendas a prazo encerraram o primeiro trimestre com um declínio de 9,2%. De janeiro a março, o consumidor financiou 1,27 milhão de veículos novos e usados ante 1,42 milhão de unidades apuradas no mesmo período do ano passado.

“Em março vimos a continuidade do cenário que já se apresenta há algum tempo, com o recuo nos financiamentos”, resume Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3. “Quando comparamos aos meses diretamente anteriores, o comportamento do mercado se mantém, de certa forma, estável, sem que percebamos uma melhora da demanda por parte do consumidor.”

Enquanto as vendas a crédito recuam nos segmentos de veículos leves e pesados, os financiamentos de motocicleta se destacam com trajetória ascendente. Em março, foram 103 mil motos negociadas, 42,4% maior em relação a fevereiro, com 72 mil unidades, 25,3% superior ao anotado no mesmo mês de 2021, quando registrou 82 mil vendas.

No segmento de leves, 341 mil unidades foram negociadas março, alta de 8,9% sobre fevereiro, mas queda de 11,1% na comparação com o volume de um ano atrás, de 384 mil unidades.

Nos pesados, os financiamentos do mês passado cresceram 11% sobre fevereiro, para 23 mil unidades e recuou 17,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 28 mil negócios.

LEIA MAIS

→Financiamentos de automóveis novos recuaram 19,4% em fevereiro

→Mercado de automóveis e comerciais leves segue retraído


Foto: Pixabay/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!