Renovação prioriza veículos de emissão zero em todos as categorias de vans das marcas Citroën, Fiat, Opel/Vauxhall, Peugeot e, até o fim do ano, Ram
Complementar ao anunciado na semana passada com a apresentação do plano Stellantis Pro One, a fabricante revelou na segunda-feira, 23, renovação completa de veículos comerciais com a estreia mundial de 12 modelos.
Os lançamentos contemplam todas as categorias de vans com novos Citroën Berlingo, Jumpy e Jumper; Fiat Doblo, Scudo e Ducato; Opel/Vauxhall Combo, Vivaro e Movano; Peugeot Partner, Expert e Boxer; e até o fim de 2023 nova Ram ProMaster EV.
LEIA MAIS
→Com novos produtos e tecnologias, Stellantis quer liderança mundial em vans e picapes
Os modelos fazem parte da segunda geração de comerciais com tecnologia de acionamento elétrico. Todas as linhas ainda receberam aperfeiçoamentos com sistema de segurança ativa ADAS e avanços no campo da conectividade. Até meados de 2024, as ofertas serão ampliadas com opções movidas a célula de combustível.
A Stellantis fala agora em autonomias de 330 quilômetros nos comerciais compactos, de 350 km nos médios e de 420 km nos grandes. As baterias variam de 50 kWh a 110 kWh. Em estações de carregamento rápido de 150 kW, os veículos da categoria grande levarão menos de uma hora para armazenar até 80% da capacidade energética.
Dentre os avanços aplicados nas gamas, o sistema de freios regenerativos pode ser acionado por botão no volante, que considera modos de acordo com o peso de veículo e condições de tráfego. Os veículos receberam nova arquitetura que, na prática, providenciou painéis de instrumentos e displays em telas maiores, mais intuitivas e personalizáveis.
A conectividade mantém motoristas e gestores informados em tempo real, além de o sistema contar com atualizações permanentes via nuvem. Em particular nas vans compactas, uma nova estação de smartphone permite que o celular se torne um painel de controle de veículos, enquanto as grandes passam a ter assistentes de direção nível 2, com função Stop and Go, auxílio de permanência em faixa e alerta de tráfego intenso.
Foto: Stellantis/Divulgação
Plano inicial da montadora era oferecer só modelos a bateria na próxima década
Na sexta-feira, 10, representantes da montadora e do sindicato participam de reunião de conciliação
Baseado no Freightliner eCascadia, modelo é projeto de pesquisa que combina visão de emissão zero…
Marcas francesas ainda não cumpriram objetivos de mercado previstos pela Stellantis para o Brasil
Área de exposição será 20% maior, com total de 100 mil m² e previsão de…
Avanço nos emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2024 sinaliza viés de alta nas projeções a…