A Ammagi adquiriu 350 caminhões Scania, dos quais 100 deles para operarem abastecidos com 100% de biodiesel (B100). O negócio é inédito e pioneiro no setor de transporte, afinal, os veículos sairão homologados de fábrica para rodar com o combustível sustentável.

Os caminhões B100 são do modelo 500 R 6×4 Super e previstos para serem entregues a partir de maio de 2024. Quando concluídas as entregas, a Amaggi terá a maior frota de veículos rodoviários do agronegócio movida com 100% biodiesel. O restante do lote é composto pelo 560 R 6×4 Super e atende plano de ampliação de frota da empresa. Hoje, soma 700 unidades e deve fechar 2024 com 1,1 mil caminhões próprios.

De acordo com a Amaggi, a iniciativa sustenta esforço da empresa em cumprir suas metas SBTi (Science Based Targets) de reduzir emissão de gases de efeito estufa até 2035.

LEIA MAIS

→Scania investe R$ 65,7 milhões no centro de distribuição de peças

→Scania aprimora contratos de serviços de manutenção

→Scania inicia oferta de caminhão a gás com autonomia de 900 km

“Olhamos para o futuro, com a ampliação não só da frota rodoviária movida a B100, mas também com a extensão do uso desse combustível para frota fluvial, de tratores e outros maquinários agrícolas que há anos já vem sendo testados pela companhia”, conta Judiney Carvalho, CEO da Amaggi. “Sonhamos em ter toda nossa frota um dia cem por cento abastecida com biodiesel e vamos preparar a empresa para isso”, diz.

A preparação da empresa mencionada pelo executivo já se encontra em parte de pé. O biodiesel que abastecerá a futura frota de caminhões é da própria Amaggi. A companhia tem uma fábrica produtora do combustível a partir de óleo de soja em Lucas do Rio Verde (MT), com capacidade para 368 mil m³ de biodiesel por ano.

“Trata-se de uma compra histórica para impactar o mercado, pois é a nossa primeira venda de caminhões 100% movidos a biodiesel originais de fábrica. Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria Amaggi”, resume Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.


Foto: Scania/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!