O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou nesta tarde de quinta-feira, 9, que a Volkswagen irá produzir os seus primeiros veículos eletrificados na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

A entidade firmou acordo com a montadora, devidamente aprovado em assembleia, que garante o investimento em uma nova plataforma na planta Anchieta para produção de dois carros híbridos a partir de 2027.

Além disso, ficou definida a criação de 111 novos postos de trabalho na engenharia e desenvolvimento de produtos para ampliação da motorização eletrificada e a efetivação de 150 trabalhadores com contratos temporários entre em maio e setembro.

LEIA MAIS

VW, GM e Toyota se rebelam contra incentivos no Nordeste

Na fábrica de Goiana, os primeiros carros eletrificados da Stellantis

Questionada sobre o acordo, a Volkswagen do Brasil divulgou nota informando que as negociações sindicais ainda estão em andamento, com votação prevista para amanhã na fábrica de motores de São Carlos, no interior paulista:

‘Tais negociações representam um passo importante na busca de acordos que beneficiem todas as partes envolvidas. Não podemos confirmar mais informações dos resultados neste momento”, destacou a montadora.

Já o sindicato revelou que foram seis semanas de negociações entre as partes, que culminaram na conquista da extensão do prazo do acordo vigente na empresa para até 2028, ou seja, por mais cinco anos. A unidade do ABC paulista conta com 8,2 mil trabalhadores, sendo cerca de 5 mil no chão de fábrica.

“Este é um acordo que dá longevidade para a fábrica da Anchieta, reposiciona nossa região rumo à reindustrialização e gera as oportunidades de crescimento do setor de autopeças do ABC”, comentou Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do sindicato e representante dos trabalhadores na fábrica de São Bernardo do Campo.

Na sua avaliação, é um acordo extremamente importante para os trabalhadores na Volkswagen, para o ABC e todo o País: “A extensão do acordo até 2028 garante não só os investimentos, as cláusulas econômicas e sociais, a efetivação dos novos contratados, como também o futuro dessa fábrica e a garantia de emprego aos trabalhadores e trabalhadoras”.

As negociações contemplaram as cláusulas econômicas, como data-base, vale-alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), e a inclusão de itens sociais para os próximos anos. Também foram contempladas mudanças nos parâmetros do Programa de Demissões Voluntárias (PDV) na montadora e da efetivação dos trabalhadores na unidade.


Foto: Divulgação/SMABC/Adonis Guerra

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!