Ainda principal expoente mundial e vitrina de tecnologias de condução autônoma, a Tesla esta tendo de amargurar mais uma pedra no seu caminho. Nesta quarta-feira, 13, a fabricante estadunidense teve de convocar mais de 2 milhões de proprietários de seus veículos para adequação do piloto automático Autopilot.

A medida foi tomada depois que a NHTSA, sigla em inglês para Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário, órgão regulador dos Estados Unidos, investigou por dois anos e chegou à conclusão de que o sistema não assegura seu uso correto, ou seja, que o motorista tenha que manter  atenção mesmo na condução autônoma.

Foram convocados os modelos Y,S, 3 e X produzidos entre outubro de 2012 e o último 7 de dezembro. Ou seja, a quase totalidade da produção da montadora, que deverá atualizar o sofware do Autopilot para incluir controles adicionais e alertas que faça com que o motorista mantenha-se atento.

“A tecnologia automatizada é uma grande promessa para melhorar a segurança, mas apenas quando for implantada de forma responsável”, disse a NHTSA. Os sistemas dos Tesla ainda exigem que o motorista fique atento para interceder caso necessário.

No começo deste ano  a NHTSA já manifestara preocupação com veículos da marca que foram flagrados transitando com velocidades acima dos limites e por não fazerem paradas completas. Desde 2016, o órgão abriu mais de 50 investigações de acidentes, alguns fatais, envolvendo modelos Tesla e que potencialmente estariam com o piloto automático acionado no momento das colisões.

LEIA MAIS

→ Tesla lidera, com folga, vendas de elétricos premium na Europa

→ Tesla faz recall de cerca de 1,1 milhão nos EUA


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!