A Mitsubishi vendeu mais de 12,6 mil unidades da L200 Triton no Brasil em 2023. Foi a quarta picape do segmento mais vendida, mas quase que exclusivamente para um público consumidor que a utiliza para transporte pessoal e lazer.

Essa histórica vocação para “carro de passeio” da L200 Triton, entretanto, começou a ser ligeiramente alterada desde o começo do ano. A HPE, representante da marca japonesa, resolveu oferecer, pela primeira vez em 25 anos da produção em Catalão, GO, uma configuração claramente dedicada ao trabalho. Em duas versões, GL e GLS AT, está disponível sob encomenda.

A diferença gritante da L200 “trabalhora” é ser chassi-cabina implementada na própria fábrica com uma caçamba confeccionada em aço para cargas secas. Com 1,63 m de comprimento e 1,67 m de largura, tem capacidade de carga idêntica a da caçamba convencional do modelo: 1 tonelada.

A nova configuração surgiu, na verdade, da parceria estabelecida pela HPE com a Facchini, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de implementos rodoviários.

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Deve agradar a empresas de distribuição urbana e até pequenos produtores rurais. Para isso, a implementadora criou facilidades como tampas laterais totalmente removíveis, possibilitando a transformação da caçamba em um “flat bed”.

A parceria com a Facchini amplia o cardápio de customização dentro da própria HPE e que vem sendo desenvolvido há anos. A atividade tem participação relevante na produção goiana e a cada ano cerca de 15% das picapes fabricadas recebem algum tipo de alteração específica para a atividade do cliente.

Em 2022, das 23 mil L200 produzidas, perto de 3,8 mil foram customizadas antes de chegarem às ruas como veículos de mineradoras, de empresas de energias, viaturas policiais e de bombeiros, dentre outras aplicações. O serviço está em franca expansão: em 2019, por exemplo, somente 1,9 mil picapes foram customizadas.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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