ABasf foi escolhida pelo Grupo Iveco para fornecer soluções de reciclagem para as suas baterias de íon-lítio. O acordo inclui a coleta, embalagem e transporte dos equipamentos descartados em vários países europeus, incluindo França, Alemanha e Reino Unido.

Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 23, a Basf processará mecanicamente as baterias até formar uma massa negra, da qual matérias-primas essenciais – como níquel, cobalto e lítio – poderão ser extraídas e recuperadas para uso na fabricação de novas baterias.

LEIA MAIS

Iveco percorre trajetória bem-sucedida

As tendências na paleta das cores automotivas

A parceria fortalece a estratégia de economia circular do Grupo Iveco que segue o Quadro 4R – Reparação, Recondicionamento, Reutilização e Reciclagem – para aumentar a vida útil das baterias e diminuir o seu impacto ambiental.

Importante lembrar que, recentemente, a Basf inaugurou o primeiro centro de produção de materiais de baterias e da sua reciclagem da Europa em Schwarzheide, Alemanha.

“O pensamento do ciclo de vida é uma das nossas prioridades estratégicas de sustentabilidade”, comentou Angela Qu, Chief Supply Chain Officer do Grupo Iveco. “O trabalho conjunto com a Basf vai permitir uma economia circular, com a devida redução da nossa pegada de CO2, o que está alinhado com o compromisso do grupo de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2040”.

Daniel Schönfelder, presidente da Divisão de Catalisadores da Basf, diz que a parceria com o Grupo Iveco é o primeiro acordo para reciclar baterias de carros e veículos pesados elétricos e um passo importante para ampliar negócios nessa área.

“Com esta parceria vamos fortalecer ainda mais a nossa rede europeia de coleta e fazer mais progressos neste mercado em desenvolvimento. Com as nossas soluções de reciclagem, pretendemos apoiar o mercado europeu para fechar o ciclo e cumprir os ambiciosos requisitos políticos centrados na economia circular do Regulamento de Baterias da UE”.


Foto: Divulgação/Iveco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!